Realm - Super Nintendo
Como já mencionei em outras oportunidades o Super Nintendo
sempre foi meu videogame preferido de todos os tempos, apesar de também ter
bastante afeição por outros videogames, foi o Super Nintendo e toda sua vasta
biblioteca de jogos que conseguiram conquistar o primeiro lugar no meu ranking
de videogames queridos.
E também como já mencionei por outras vezes o Super Nintendo
foi um videogame que teve sua vida bem estendida, onde mesmo já existindo
videogames de uma geração acima dele, pois já tínhamos adentrado a geração dos
32 bits, esse ainda continuava a receber alguns jogos mesmo com a nova geração
a todo vapor.
“Realm” é um jogo que mistura pelo menos para mim, elementos
de jogos como “contra” ou ainda “Alien 3” também de Super Nintendo, onde temos
um personagem que sai disparando contra seus inimigos em cenários em plataforma
bem ao estilo dos jogos já mencionados.
A historia do jogo também é bem simples uma invasão alienígena
atacou e dizimou quase que a totalidade da população terrestre só sobrando
alguns poucos sobreviventes (já vi essa historia em outro lugar) e você no
controle de um Jovem Cyborg “Biomech”, no longínquo ano de 5069, com auxílio de
diversas armas tem que colocar um fim a essa invasão e conseguir salvar os
poucos habitantes que ainda restam no planeta terra.
Durante o caminho você vai passar por cinco níveis (levels) até
conseguir chegar ao seu final, níveis esses bem diferentes um dos outros, você vai
passar por regiões de “Florestas”, “Cavernas”, “Torres”, “Naves Espaciais”, e
durante todo esse percurso você vai ter ao seu dispor um vasto arsenal de armas,
bem diferente uma das outras “Lasers”, “Metralhadoras”, “armas de tiro
dublo e triplo” entre outras.
Apesar de não ter gráficos acima da media, ainda sim são bem
agradáveis, você vai passar por alguns lugares e situações que realmente vai te
deixar encantado como, por exemplo, a fase em que você esta em uma espécie de
torre ou algo assim, que tem um visual muito bonito ou mesmo algumas transições
como na primeira fase que em determinado momento do jogo o clima do lugar em
que você esta jogando muda completamente e começa a cair uma chuva bem intensa.
A trilha sonora do jogo é um dos ponto positivo, onde que a
cada nova fase ou mesmo transição de ambientes você vai estar sobre uma nova
trilha sonora uma sempre mais agradável que a outra, fora o fato que os sons
ambientes ou mesmo os efeitos sonoros dos inimigos ou mesmo dos disparos
de armas se encaixam muito bem.
O jogo peca quando começamos a nos dar conta que todos os
inimigos do jogo são sempre inimigos sem carisma algum, você vai se deparar com
diversos inimigos que em muitas vezes não vai fazer sentido algum você esta
enfrentando ou mesmo achar que ainda não enfrentou determinado inimigo pelo
simples fato de você já nem lembrar de ter enfrentado esses em fases
anteriores.
A dificuldade do jogo apesar de não parecer é bem alta, no
começo você pode até achar que não vai ser um jogo difícil devido os controles
do jogo serem bem responsivos e você ter um belo arsenal de armas e artifícios
ao seu dispor, mas rapidamente essa sua primeira impressão cai por terra e você
se vê diante de um jogo que apesar de ser em tese curto, mas com uma
dificuldade que vai te fazer perder um bom tempo até conseguir chegar a
terminar.
Realm foi desenvolvido pela “Titus Software” e publicado
pela “Flair Software” entre o final de 1996 e começo de 1997 para Super
Nintendo.
Vídeo Gameplay
(Dissection)