Donkey Kong Country 4 - Nintendo [Modificação]
Nunca fui muito fã de mods ou mesmo de jogos modificados, não sei ao certo, mas eu sempre gostei de jogar o jogo do jeito que ele veio a mundo, sempre pensei “se é assim que o desenvolvedor fez é assim que ele gostaria que sua obra fosse jogado”, mas também nunca fui nenhum xiita quanto a isso, nunca vi mal algum em pessoas que fazem esse tipo de coisa ou mesmo naquelas que gostam de jogar fazendo uso desses apetrechos.
Mas mesmo com esse pensamento vez ou outra aparecem coisas que não podem passar em branco, algum mod ou mesmo jogo completo que é tão bom ou tão bem feito que se assemelha ou porque não se confundem aos jogos oficiais, a jogos lançados ou distribuídos por empresas que já estamos mais que acostumados a jogar seus jogos.
Donkey Kong Country 4 é um desses jogos, você joga é logo pensa consigo mesmo é impossível que isso não foi feito de forma oficial, ou mesmo, é impossível que o Nintendo 8-bits foi capas de rodar um jogo desse nível em tal nível de qualidade tanto gráfica quanto sonora, o nível de detalhes desse jogo é tão grande que até mesmo a apresentação do jogo original os desenvolvedores conseguiram trazer para essa versão.
A historia do jogo essa é bem conhecida e porque não manjada, “King K. Rool” ao lado de seus capangas os “Kremlings” vão até o esconderijo de “Donkey Kong” em “Kongo Jungle” e roubam todo o estoque de bananas de Donkey Kong, logo após isso Donkey Kong se depara com seu estoque vazio e não pensa duas vezes em ir atrás, ele chama seu sobrinho “Diddy Kong” e juntos parte para “Ilha Donkey Kong” para recuperar suas bananas.
A primeira coisa que chama a nossa atenção nessa versão são os gráficos, o quão bem feita e caprichada cada fase foi construída, todas muito semelhante ao que vemos na versão oficial do jogo lançada para o “Super Nintendo”, fora o fato que nessa versão contamos com 19 fases e mesmo que esse numero não seja o mesmo da versão de Super Nintendo ainda sim para um jogo lançado para Nintendo, com essa qualidade gráfica é de se espantar.
No jogo você vai passar por 6 levels e o chefe final, cada level com 3 fases, fases essas que tirando a primeira que segue a mesma da versão de Super Nintendo, todas as seguintes vão vir de forma/ordem bem diferente do que vemos na versão original do jogo, outra coisa é que você ao completar uma fase vai ver a típica comemoração de Donkey Kong ou Diddy ainda dentro da mesma, diferente da versão original onde esses apareciam em um mapa e ai então comemoravam, também visto que aqui não temos esse mapa entre as fases, ao termino de cada uma você já vai aparecer na outra fase, mas o mapa de mudanças de levels esse esta presente.
No jogo também não contamos com os amigos de Donkey Kong e
nem seus respectivos bônus, alias aqui você não vai ver nenhuma fase bônus, as
únicas coisas que você pode coletar são as bananas ou então as letras “KONG”
espalhadas pelas fases, todas para fazer você aumentar suas vidas durante a
partida, outra coisa também é que aqui ao final de cada level como na versão
original temos um chefe, mais esses ficam restritos apenas aos chefes “Very
Gnawty” e sua evolução “Really Gnawty”, o chefe “Master Necky” e sua evolução “Master
Necky Snr.”, evoluções essas que de evoluções não tem nada, visto que eles
aproveitaram os mesmo modelos/personagens e apenas usaram em outro momento, e o
chefe “Dumb Drum” aquele que fica batendo e soltando inimigos no chão sendo que
esse aparece uma única vez, e logico, o chefe final “King K. Rool”.
A jogabilidade do jogo é bem responsiva e muito melhor que muito jogo oficial lançado para Nintendo, durante o jogo você consegue fazer os mesmo movimentos da versão original, andar, saltar, rolar, trocar de personagem, coisa essa que aqui como era de se esperar também funciona de forma diferente da versão original, onde ao invés de sempre vermos nosso parceiro nos seguindo aqui você só vai ver o personagem que você esta jogando caso queira mudar basta aperta select e esse vai automaticamente trocar para o outro personagem.
A trilha sonora do jogo também é a mesma que ouvimos na versão original, mas obvio que adaptada para o formato 8-bits, e mesmo essa não variando muito devido a limitação obvia do console as musicas presentes são muito bem feitas além de vários outros sons do jogo original terem sidos incorporados a essa versão, tudo que foi possível fazer para trazer esse jogo para o mundo dos 8-bits foi feito e a versão final é de cair o queixo.
Donkey Kong Country 4 foi desenvolvido pela “Hummer Team” e foi lançado de forma não oficial em 1997 para Nintendo.
Vídeo Gameplay
(Dissection)
Episodio do podcast onde o jogo foi um dos jogos mencionados:
Neo Player - 027 - Franquia: Donkey Kong Country