Review - Battle Chess - PC [MS-DOS] - Neo Player - Podcast, vídeos e reviews, tudo sobre videogames

Ultimas

sábado, 12 de março de 2016

Review - Battle Chess - PC [MS-DOS]



Battle Chess - PC [MS-DOS]

O Windows era o 3.1 Alguém se lembra dele? Sim, faz um tempo né, bastante até, o Windows 3.1 veio como uma avançada tecnologia para sua época, trouxe diversos recursos nunca antes vistos no sistema DOS, como o mouse por exemplo, ficava longe da perfeição, mas visto naquele tempo era o máximo. Eu ainda consigo lembrar de uma aula bem descontraída de Windows, quando o professor nos ensinava a criar a "lixeira" sim! Essa mesmo que hoje vem como vamos dizer "de fábrica" instalada, pura nostalgia lembrar desse tempo.


Neste época, assim como todos eu tinha minha "disqueteira" na mesa do PC, Nossa!! Que diabos era isso? Simples, se tratava de uma caixa de acrílico feita para guardar nossos disquetinhos lindos que mal cabiam 2 megas, então eu guardava ali alguns jogos como Prince of Persia, Stunts, Wolfeinstein entre outros. Gravar jogos de amigos era normal, assim como trocávamos fitas de videogames, a vantagem era que a cópia era feita na hora, na cara dura mesmo. Eu quando criança não gostava de jogos de tabuleiros como Xadrez ou Dama, meu primo tinha, acredito que ainda tenha, um tabuleiro daqueles padronizados, madeira envernizada, com as peças bem talhadas etc... De vez em quando jogava com ele sem interesse nenhum. 


Quando conheci o jogo e eu não me lembro agora como ele apareceu, fui jogar sem muito entusiasmo, quando vi que se tratava de um Xadrez animado, comecei a encará-lo com um certo ânimo nos olhos, claro era uma novidade, creio eu que a Interplay foi a primeira na tentativa de criar um jogo de Xadrez eletrônico com animação, e para mim deu certo, muito certo. Um jogo de xadrez não tem mistério, basta você conhecer os movimentos de cada peça e usar a cabeça para criar estratégias para capturar as peças do seu inimigo e claro paciência, a peça fundamental de todo jogo de tabuleiro. 


Battle Chess foi criado pela Interplay em meados de 1988, ela não só criou um jogo novo, como reinventou o Xadrez, trouxe o tema das peças como Rei, Rainha à risca e deu espaço para se criarem outros temas animados anos mais tarde. No jogo, você ficava com a equipe vermelha e o PC com a azul, quando você capturava a peça do seu oponente ou vice-versa, acontecia então uma batalha onde o que teve o movimento da captura ganharia independente da patente da peça, era estranho de se ver por exemplo o soldadinho matando a rainha, o bispo, mas regras são regras e a Interplay não interferiu em nada no modo como se joga Xadrez, apenas apimentou as coisas.


Os gráficos estavam condizentes com os jogos para o DOS da época, poucas cores, bastante serrilhas e pixels, etc... Tudo na mais perfeita ordem, naquela época claro, hoje em dia nos parece estranho, não estranho mesmo eram os sons, Battle Chess não tinha música, nem som quando determinada peça se locomovia, apenas na hora da batalha que se ouvia alguma coisa, e o que saia dos alto falantes não agradava muito, mas fazia parte daquele mundo, não dizem que toda novidade pode ser melhorada, então?. Desde que conheci Battle Chess e o joguei, posso dizer que algo em minha vida mudou, eu já sabia jogar Xadrez e até gostava, só não tinha interesse, ânimo, desde que joguei este, eu não só passei a ver todo e qualquer jogo de Xadrez no formato deste jogo como o consigo visualizar até hoje quando jogo qualquer Xadrez de mesa mesmo.


E o que não poderia ser pior, me torneio um tipo de colecionador compulsivo de tabuleiros exóticos, aqui em casa temos 5, um no formato padrão, um de vidro, um temático do país do peru com lhamas "lindooo" que comprei numa feira da America do Sul aqui no Rio, um de metal que me custou um rim e outro também de madeira, mas com formas medievais como em Battle Chess mesmo. Battle Chess posso dizer que foi o pioneiro dos jogos de Xadrez animados e temáticos, talvez quisesse com isso angariar novos jogadores, mostrá-los que Xadrez não é assim tão chato quanto se parece, basta usarmos a imaginação e graças aos céus o computador e os videogames nos dão essa forcinha.






|__CisNegro__|







Nenhum comentário:

Postar um comentário