Bug! - SEGA Saturn
Jogos de plataforma em 2D (lateral) foram durante toda a
geração 8 e 16 bits um dos principais gêneros usados pelos desenvolvedores de jogos
quando resolviam fazer um novo jogo, era quase que obrigatório que a cada
nova remessa de lançamentos para os diversos consoles de suas época, que pelo
menos a metade deles fossem jogos de plataforma 2D, obvio que muito disso
devido aos hardwares dos consoles dessas duas época não terem recursos para serem
minimamente capazes de rodar jogos em 3D.
Foi pensando nisso que fez com que a Sony quando
desenvolveu seu novo videogame o “Playstation”, apostasse todas as suas fichas
em um videogame que fosse capas de rodar jogos em 3D, enquanto do outro lado
víamos a SEGA na contra mão apostando na continuidade dos jogos em 2D lançando o
“SEGA Saturn”, que era um videogame com um hardware bem robusto, com uma ótima
capacidade para se desenvolver jogos no ambiente em 2D.
E um dos jogos que entraram nessa guerra entre SEGA Saturn
vs. Playstation, foi lançado para o console da SEGA, chamado de “Bug!”, era um
jogo em plataforma com um ambiente em 3D mas com uma jogabilidade toda em 2D, e
diferente dos diversos jogos que foram lançado com essa mistura de estilo, em
Bug! Apesar de você se mover e ter uma jogabilidade em 2D, você não progredia no
jogo de forma vertical, você não ia de um ponto A para o B andando como se
estivesse em uma linha reta, nesse jogo você vai avançado de forma meio que horizontal, se assim posso dizer, você vai tendo uma espécie de mudança de planos
fazendo com que você tenha a impressão que esteja sempre adentrando o cenário
cada vez mais.
Durante cada fase você consegue sempre avistar ao fundo de
onde você esta o caminho por onde você vai passar, e conforme você vai percorrendo
esse caminho e passando pelas elevações das fases você começa a chegar a onde
antes estava apenas sendo visualizando, fazendo com que você sempre saiba o que
esta por vir a seguir, a paisagem do jogo acaba por ser sempre o seu próprio
caminho, algo bem diferente de se ver em um jogo principalmente na época em que
o jogo foi lançado.
A jogabilidade era bem simples você poderia pular para acertas
os inimigos ou então pular os obstáculos, você ainda conseguia se mover para
direita e esquerda, e como já mencionei você também conseguia se mover para cima
ou para baixo para fazer as mudanças de planos, outra coisa curiosa é que no
jogo você percorre todo a caminho sempre como se estivesse em uma ponte ou
plataformas, o que fazia com que em certas partes de seu trajeto além de lhe
fazer mudar de planos você ainda iria passar por lugares que você teria que andar
como se estivesse andando em paredes, era tudo bem legal de se ver.
A historia do jogo não era assim tão fenomenal, mas era bem
aceitável, Bug! Era uma estrela de Hollywood que em fim recebeu uma proposta
para fazer um filme que iria alavancar sua carreira ainda mais, ele não pensou duas vezes e assinou o contrato com a produtora, o filme em questão era um filme
de ação onde a namorada de Bug! foi sequestrada pela “Rainha Cadavra”, e nosso
herói tem que passar por diversos lugares e situações para em fim resgatar sua
amada, o jogo tem inicio em um cenário do estúdio, onde a cada 3 fases e um
chefe, você vai assistir a uma cena onde mostra Bug! Andando de um cenário para o
outro para dar inicio a mais uma fase, tudo como se você estivesse realmente
gravando um filme.
Os cenários do jogo eram todos bem bonitos e até que bem
criativos, durante toda a jornada Bug! Vai passar por regiões rochosas, regiões
gélidas, regiões de vulcões ou até se aventurando no fundo do mar em certas
partes do seu percurso, todas sempre usando e muito as mecânicas de mudanças de
planos implementadas no jogo, que alias acabam por facilitar um pouco o jogo,
já que você normalmente sempre sabe com bastante antecedência o que esta por vir, você acaba meio que já preparando uma estratégia do que fazer para quando chegar
em determinados ponto, fazendo com que o jogo se torne em certo ponto até que
bem fácil de se jogar, você meio que não encontra muita dificuldade em chegar até
seu final.
A trilha sonora do jogo não era nada fora do normal mais até
que se encaixava bem em todas as fases do jogo, você não ia sair comentando sobre
o quanto aquilo era maravilhoso, mas também não iria ficar reclamando, uma
coisa que chama um pouco a atenção era que em certos momentos Bug! Poderia soltar
alguma frase, em momentos esporádicos, quando você estava coletando certos itens
ou mesmo quando estivesse pulando na cabeça de algum inimigo.
Bug! Foi lançado em 1995 para SEGA Saturn e posteriormente
ganhou uma versão para PC, o jogo foi desenvolvido pela “Realtime Associates” e
apesar de não ter conseguido se popularizar, o jogo recebeu notas muito boas
de toda a mídia especializada, muitos destacavam o tão criativo foram os
desenvolvedores do jogo em criar um ambiente que mesclava entre o 3D e o 2D, E algum tempo depois o jogo ganhou uma continuação denominada Bug Too!.
Vídeo Gameplay
(Dissection)