Hunter Hunted - PC
Se você foi um dos felizardos que viveu e possuía um PC
durante praticamente toda a década de 80 e 90, muito provavelmente você não só
ouviu falar, mais jogou algum jogo da desenvolvedora “Sierra Entertainment”,
desenvolvedora essa que ficou muito popular nessa época por desenvolver vários jogos
para os PCs durante todo esse período.
Mas assim como ter um PC era sinônimo de conhecer essa
empresa, outra coisa também era quase que inseparáveis, era o fato que essa
desenvolvedora ficou muito conhecida por desenvolver jogos “point-and-click”,
como por exemplo, a serie “Gabriel Knight”, era praticamente impossível você
ouvir alguém comentando que estava jogando um jogo dessa desenvolvedora e esse
não ser um point-and-click, mas ainda sim, mesmo sendo o gênero predominante
nos jogos dessa existiram jogos dela que fugiram desse estilo.
Hunter Hunted é um desses jogos que fugiam completamente dos
padrões de jogos produzidos pela Sierra Entertainmente, onde logo de cara você descobria
que aqui a ideia de jogo era bem diferente dos jogos point-and-click, já que você
esta em um jogo de plataformas 2D (lateral) com personagens em 3D pré-renderizados
e tinha que sobreviver fazendo uso de armas de fogo (ou não), chegando lembrar
um pouco jogos como “Blackthorne” ou mesmo “Flashback”.
A historia do jogo tem inicio quando uma raça de alienígenas
invadem a terra e exterminam grande parte da população e fazem dos sobrevivente
seus escravos, mas além da terra esses alienígenas já tinham feito o mesmo com
diversos outros planetas, e com isso esse alienígenas inventam uma espécie de
jogo para sua distração, onde eles pegavam uma espécie de um planeta e
colocavam para se confrontar com espécies de outro planeta, para que ambos em
certo momento do jogo se de-gradeassem por suas vidas.
Mas esse jogo não era assim tão rápido, já que ao invés de assistir
uma luta um contra um logo de cara, o jogo se baseava em colocar cada
participante em um lado de uma espécie de labirinto e esses teriam que passar
por todo tipo de armadilhas e adversidades colocadas em seus caminhos até que
em fim se encontrassem no final do labirinto para o confronto final.
E do lado dos humanos o escolhido para o confronto foi “Jack”
personagem que faz uso de todo tipo de armas de fogo e explosivos que você possa
encontrar durante o caminho para superar seus obstáculos, além dos inimigos que
eram colocados para tentar acabar com sua vida. E do outro lado o escolhido
foi “Gareth Den“, um monstro ou alienígena da raça “Minotaur”, que diferente
do humano, esse possuía grande resistência física, e suportava muito mais
ataques e ainda contava com uma grande força física para acabar com seus
oponentes, fora o fato que esse também fazia uso de um porrete em suas mãos.
No jogo você alterna entre um dos 2 personagens para jogar e vai
ter que passar por mais de 50 níveis (locais) diferente até conseguir terminar o
jogo, sendo que os níveis vão desde quebras cabeças onde você tem que conseguir
superar para chegar ao outro lado, ou até passar por zonas de tiroteios frenéticos
onde os inimigos não te dão a menor chance de parar para pode pensar o
negocio era sobreviver.
O jogo tem uma velocidade bem elevada tudo se passa de forma
bem rápida, fora que ainda existia uma espécie de Zoom que você poderia dar
durante o jogo para aproximar ou distanciar a câmera para facilitar um pouco a
jornada, jornada esse que ainda contava com sistema de esquiva, para que você conseguisse
se desvencilhar dos ataques inimigos dando a oportunidade muitas vezes de
fazer um inimigo destruir o outro conforme você vai se acostumando com as
habilidades de seu personagem.
A trilha sonora do jogo era em boa parte de sons
ambientes, onde você na grande maioria do tempo só iria escutar os sons de explosões,
tiros, ou mesmo os gritos e sussurros de seu personagem até que em determinados
momentos, esses quando você conseguia avançar na trama, você seria presenteado com musicas eletrônicas alucinantes e que em certos momentos com elementos de guitarras, sem mencionar que acada fim ou começo de missão você ouvia a voz de uma especie de narrador, com uma voz bem sinistra que ia relatando os principais pontos de cada missão.
A ambientação do jogo no começo é algo que você acha muito
boa, você gosta de tudo que vê, os cenários, calabouços, celas, corredores
estreitos ou mesmo cavernas, mas com o passar do tempo você começa a encher o saco, já que sempre vai ver
os mesmo ambientes mas com um trajeto diferente, coisa essa que também
aconteciam com as suas missões, já que em cada fase você tem uma missão
diferente para conseguir completar seus objetivos, mas logo essas começam a se
tornarem também muito repetitivas e até mesmo cansativas.
A dificuldade do jogo também é algo bem complicado já que
essa começa a ficar cada vez mais difícil conforme você vai avançando no jogo, e
seus inimigos além de começarem a aparecer em uma quantidade cada vez maior
eles começam também a atirar e lançar coisas em você com uma velocidade frenética,
fazendo com que você muitas vezes tenha que fazer e refazer determinada missão
até conseguir completa-la.
Hunter Hunted foi desenvolvido e publicado pela Sierra
Entertainmente, e lançado para PCs no ano de 1996.
Vídeo Gameplay
(Dissection)