Review - Seaquest - Atari 2600 - Neo Player - Podcast, vídeos e reviews, tudo sobre videogames

Ultimas

domingo, 16 de setembro de 2018

Review - Seaquest - Atari 2600



Seaquest – Atari 2600

Como uma ideia simples consegue nos prender tanto?. Um jogo onde basicamente você fica de um lado para o outro atirando, e apenas a velocidade dos tubarões e submarinos vão aumentando com o passar do tempo consegue ser tão divertido. Esse era Seaquest, um jogo que eu conheci ainda lá na época do meu amado Atari 2600. E parando para pensar agora, esse é basicamente um Shoot ‘em Up, só que naquele tempo eu nem fazia ideia do que era isso, só queria ficar jogando e tentando aumentar a minha pontuação a cada nova partida.


Apesar de simples, Seaquest tinha um visual bem bacana para a sua época, você conseguia identificar bem os submarinos, os tubarões e até mesmo os mergulhadores. Coisa que em muitos jogos da época não acontecia, ou pelo menos eu em vários outros jogos tinha bastante dificuldade de entender o que estava acontecendo, e o que eram determinadas coisas. Talvez fosse minha pouca idade que dificultava esse entendimento, mas o fato era que em Seaquest isso não acontecia.


No jogo a cada rodada temos que resgatar seis mergulhadores e voltar com o submarino para cima e com isso marcar pontos e dar inicio a uma nova rodada. Isso pode até parecer simples no começo, e realmente é (risos). Mas conforme as rodadas vão passando, a velocidade dos tubarões e submarinos inimigos vão aumentando, sem contar que a quantidade com que esses inimigos aparecem também. Ah, mas você pode perguntar, mas você não pode atirar nos tubarões e submarinos? Sim, podemos!. Mas os submarinos inimigos também podem atirar em você, coisa que eles fazem a todo o momento.


Quando descemos para resgatar os mergulhadores, a nossa barra de oxigênio começa a descer, e caso essa barra comesse a ficar com um nível muito baixo você é obrigado a subir para encher essa de oxigênio para que o submarino não exploda. Só que cada vez que você sobe sem ainda ter pegado os seis mergulhadores, você perde um mergulhador da sua lista de mergulhadores que você já tinha resgatado, e caso você venha subir para encher de oxigênio sem ao menos ter pegado um mergulhador sequer, seu submarino também vai explodir, complicado não é?. Por isso, antes de descer com o submarino o jogador tem que pensar e planejar bem o momento exato para iniciar sua decida e a velocidade dos resgates.


Esse ainda é um jogo feito em uma época onde o objetivo final era a pontuação. Toda vez que iniciávamos uma nova partida tínhamos em mente a ideia de tentar bater nosso recorde anterior. Quando matávamos um tubarão, quando destruíamos algum submarino e até mesmo quando conseguíamos levar de volta os mergulhadores, éramos recompensados com mais pontos. E já que o jogo contava com um modo para dois jogadores alternados, o que mais fazíamos era ficar um tentando bater o recorde do outro. Seaquest foi desenvolvido por Steve Cartwright, e publicado pela Activision em 1983 para Atari 2600.


Vídeo Propaganda





(Dissection)






Nenhum comentário:

Postar um comentário