Ghost Sweeper Mikami: Joreishi wa Nice Body - Super Nintendo
Tenho que admitir que quando criança ter um amigo japonês e que
esse ainda possuir parentes que volta e meia sempre vinham lá da terra do sol nascente
para o visitar, foi algo fora do comum,
mas não pelo fato desses serem japoneses ou mesmo estarem vindo de tão longe
para visitar seus parentes.
Mas sim pelo fato das diversas novas coisas que esses sempre
traziam para esse meu amigo, era coisa mais que normal ele aparecer ou mesmo eu
ir até a casa dele e esse ter algo novo que outrora foi trazido por seus
parentes do Japão, coisas do tipo, um videogame novo que ainda ninguém tinha, jogos
que nunca tinha ouvido falar ou mesmo que eram muito raros de se encontrar por
aqui, esse tipo de coisa era bem normal de acontecer, e foi por isso que eu
meio que descobrir vários jogos muito bons mas que ninguém tinha ouvido falar
por aqui.
“Ghost Sweeper Mikami: Joreishi wa Nice Body” foi um desses
jogos, eu nem sabia do que se tratava mas logo que comecei a jogar já fiquei
super empolgado com o jogo, jogo que lembrava um pouco as mecânicas de “Castlevania
IV”, apesar que aqui jogávamos com uma personagem feminina, mas que fazia vários
movimentos e ações para avançar no jogo que me faziam lembrar da franquia da “Konami”.
O jogo foi baseado em um “manga” japonês de mesmo nome e
conta com uma historia bem simples “Reiko Mikami” é uma caça fantasma e possui
uma agencia especializada no assunto que por uma modica quantia essa pode
resolver seus problemas com fantasmas (acho que nunca vi essa historia em
nenhum outro lugar), certo dia Reiko Mikami recebe um presente anônimo, ao
abrir ela descobre que era uma espécie de estatua com pequenos encaixes com
formatos semelhantes aos cristais deixados por fantasmas específicos quando derrotados,
Reiko Mikami não demora para percebe que isso poderia ser uma espécie de chave
ou algo do tipo para se colocar um ponto final em toda a infestação de fantasma
que atormentava a cidade e parte em busca dos fantasmas que podem lhe dar os tais
cristais.
A jogabiliade do jogo é bem simples você esta em controle de
Reiko Mikame e tem que destruir seus inimigos, fantasmas dos mais variados, e passar
por diversos obstáculos colocados em seu caminho, e durante esse percurso você vai
adquirindo alguns “Power-up” que vão te dando mais força e poderes, coisas como
magias que lhe ajudam a acertar os inimigos sem que eles se aproximem de você.
Durante todo o percurso você vai passar por diversos locais
todos esses muito bem feitos, você vai passar por um total de oito níveis até
chegar ao final, lugares como “Casas assombradas”, “Interiores de Prédios”, “cavernas”,
“Jardins Arborizados”, ou mesmo passar por situações em que você vai ter que
passar por cima dos telhados de diversas casas mais montando em cima de um
gato, ou ainda sobrevoar toda uma cidade montado em cima de uma vassoura voadora.
Apesar de ser um jogo com uma temática de fantasmas algo do
tipo suspense ou mesmo horror, esse é todo feito de forma bem humorada e a cada
inimigo que você acerta você vai notar de imediato as expressões cômicas que
cada um desses fazem após serem derrotados, fora o fato que durante todo o jogo
você nunca vai ver um inimigo de uma fase em outra, já que para cada fase
existem seus inimigos específicos, outra curiosidade é que para cada fase ou
mesmo cena de transição de uma fase para outra você vai perceber que Reiko
Mikame vai mudando de roupa, ou melhor, a roupa continua a mesma sempre o mesmo
vestido curto mas em cada fase esse vai mudando sua cor.
Outra coisa que me chamava a atenção era que a cada fase
finalizada você antes de seguir para a próxima fase, você assistia a pequenas
cenas entre Reiko Mikame e seus amigos, quase como se estivéssemos lendo alguma
historia animada ou mesmo assistindo a uma animação, apesar que essas não eram
bem cenas animadas e sim fotos que iam surgindo com pequenas caixas de diálogos,
bem semelhantes ao que vemos em vários jogos de “Visual Novel”.
A trilha sonora do jogo também foi muito bem feita essa se
encaixa de forma muito bem feita a toda velocidade do jogo conseguindo sempre te deixar em um clima de descontração ou mesmo relaxado não deixando o
jogo se torna chato, durante todo o decorrer do jogo você vai escutar desde
musicas com um ritmo pop mais rápidas, passando por musicas mais cadenciadas e
chegando até em lugares que a musica se torna uma balada ou algo do tipo.
A dificuldade do jogo também não é uma das mais difíceis,
para falar a verdade a dificuldade aqui é de media para baixa, já que você não
vai encontrar muita dificuldade para chegar até o final do jogo, mesmo em
momentos mais tensos como ao enfrentar os chefes de cada nível, você vai
perceber que não vai ser preciso fazer muito esforço para conseguir derrota-los,
e em pouquíssimo tempo você já vai ter finalizado o jogo.
Ghost Sweeper Mikami: Joreishi wa Nice Body, foi desenvolvido
pela empresa “Natsume” e publicado pela empresa “Banalex”, para Super Nintendo
em 1993 exclusivamente no Japão.
Vídeo Gameplay
(Dissection)