Review - Aladdin - Nintendo [Modificação] - Neo Player - Podcast, vídeos e reviews, tudo sobre videogames

Ultimas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Review - Aladdin - Nintendo [Modificação]



Aladdin - Nintendo [Modificação]

Aladdin foi um personagem que ganhou versões de seus jogos lançados para varias plataformas diferentes, sendo que algumas dessas versões eram diferentes entre si. Não é atoa que existe, ou existiu uma pequena briga entre donos de Mega Drive e de Super Nintendo, tentando descobrir qual entre as duas plataformas tinha a melhor versão do jogo. Enquanto que uns diziam que a versão de Mega Drive tinha mais dificuldades e ainda o personagem contava com uma espada, outros diziam que a versão de Super Nintendo era mais divertida e passava a sensação de que de fato você estivesse jogando em um desenho animado.

Mas deixando as rixas de lado e voltando as versões dos jogos, se você é um dos que gostavam mais da versão de Super Nintendo, ou mesmo tinha vontade de experimentar jogar essa versão e não teve oportunidade, alguns anos após o lançamento da versão oficial para o Super Nintendo, um grupo chinês bem conhecido no meio das ROM hack, o pessoal da “Hummer Team”, resolveu lançar uma versão, ou melhor, um port não oficial dessa versão de Super Nintendo para o Nintendo 8 Bits.

E como não poderia deixar de ser, esse é mais um daqueles trabalhos de tirar o chapéu, devido o grau de qualidade dessa versão que eles fizeram. O jogo basicamente é o mesmo lançado para o Super Nintendo, com todas as fases, ou quase todas, e ainda contando com as fases bônus onde que nessas fases bônus apenas removeram o gênio. Outra coisa que também é diferente da versão de Super Nintendo, é que nela enquanto você vai jogando com Aladdin, você vai sendo acompanhado por seu macaquinho “Abu”, já na versão de Nintendo Abu foi removido e não aparece seguindo você durante as fases.

Outra diferença que encontramos é durante a batalha final, onde que na versão de Super Nintendo lutamos contra uma cobra gigante e durante essa luta estamos literalmente em cima do corpo dessa que fica se mexendo para cima e para baixo o tempo inteiro, já na versão para Nintendo ficamos em uma tela normal apenas lutando contra “Jafar” que fica de um lado para o outro tentando nos derrotar. A versão lançada para Super Nintendo também sempre foi muito conhecida pela sua baixa dificuldade entre as fases, mas isso é um pouco diferente nessa versão de Nintendo onde conforme vamos avançando pelas fases essas vão ficando mais difíceis.

Também não vamos ver os guardas arremessando os barris contra sua direção como acontece na versão de Super Nintendo. E apesar da jogabilidade do jogo ser praticamente a mesma, em certos momentos se torna um pouco complicado você conseguir pular e ficar dependurado em algum beiral, por vezes você vai se ver debaixo de alguma plataforma pulando e não conseguindo se agarrar, mas ainda sim, os controles são muito bons, muito bem responsivos. A parte sonora do jogo também é muito boa, vários sons ambientes foram representados, como os sons das maças que você usa como arma arremessando contra os inimigos, ou então, os sons dos seus saltos em cima de algum inimigo, todos são muito bem feitos, a trilha sonora também é bem boa, quando ela se faz presente, já que em boa parte das fases você até começa com uma musica de fundo tocando, mas em pouco tempo essa simplesmente para de tocar deixando o jogo rolar apenas com os sons ambientes.

E já que estamos falando de um jogo que foi feito a partir da versão de Super Nintendo, essa conta a mesma historia, Jafar é o conselheiro do “Sultão”, e após muito tempo procurando descobre que a lâmpada mágica que ele tanto deseja esta escondida na “Caverna das Maravilhas”, mas logo esse fica frustrado pois descobre que somente uma pessoa generosa poderia entrar na caverna. É ai que entra Aladdin na historia, Jafar descobre que “Jasmine” tinha fugido do palácio e conhecido um jovem nas feiras que rodeavam o castelo, rapidamente Jafar manda prender o jovem Aladdin o acusando de roubo.

Mas ao anoitecer Jafar disfarçado de ancião entra na prisão e liberta Aladdin e o leva para a Caverna das Maravilhas, mas pede para que ele Aladdin não toque em nada, somente pegue a lâmpada e entregue para ele Jafar. Mas Abu um macaquinho danado não consegue se conter e pega uma pedra brilhante e tudo começa a desmoronar, é ai que eles encontram um tapete mágico que os guia até a saída onde eles entregam a lâmpada para o ancião que joga Aladdin de volta para dentro da caverna, mas ao tentar jogar Abu esse antes de cair retira a lâmpada das mão do ancião e cai para dentro da caverna, mas o tapete voador aparece e salva Aladdin e Abu.

Aladdin foi desenvolvido pela “Hummer Team” e publicado de forma não oficial em 1995 para Nintendo. Na fase onde Aladdin voa com Jasmine em cima do tapete mágico era possível notar alguns bugs gráficos no HUD do jogo, alem de encontramos também alguns bugs na tela final de créditos.


Vídeo Gameplay



(Dissection)